Os conselhos ajudam, não há dúvida... Mas não se esqueça de que a solução de nossos problemas está dentro de nós mesmos, na voz silenciosa da nossa consciência, que é a voz de Deus dentro de nós. Não se deixe enganar: só você será responsável pelo que escolher. Ninguém poderá prestar contas por você. Procure, portanto, viver acertadamente, de acordo com a sua consciência.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Descobrindo o diferencial
Um dos grandes dilemas de um líder é decidir de que tipo ele será: o que segue as regras estabelecidas, ou o que estabelece essas regras.
Um exemplo de líder que estabelece as regras do jogo é Howard Putnam, ex-presidente da Southwest Airlines, que não só estabeleceu novas regras na aviação como reinventou seu negócio, diferenciando-se na oferta de valores a seus clientes e também na gestão de pessoas.
Ele começou como carregador de malas em uma companhia; fez carreira na área de marketing na United e, finalmente assumiu a presidência da Southwest – considerada uma das empresas mais bem sucedidas do mundo. Como conseguiu? Implantando o modelo “baixo custo e baixa tarifa”. A companhia aérea não oferece refeições a bordo, não faz reservas mas garante alta pontualidade, padrão de limpeza e diversão no atendimento – em terra e no ar.
Outros líderes e empresas que se notabilizaram por mudar as regras do jogo: Michael Dell, que reinventou a forma de vender computadores na Dell Computers; a ESPN, canal de TV que se especializou em transmissões esportivas; e a Amazon.com que deu início à venda de livros on-line.
Uma frase de Oprah Winfrey – uma das apresentadoras de TV mais influentes dos Estados Unidos, resume bem a liderança diferenciada:
“O grande segredo na vida é que não há grande segredo. Qualquer que seja sua meta, você pode chegar lá se estiver disposto a trabalhar”.
(Texto extraído do novo livro de César Souza, "Você é o líder de sua vida")
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário